Lula se emociona ao falar sobre Brasil: “Eu tenho consciência do que esse povo tá passando”

Ex-presidente deu entrevista coletiva para sites independentes, incluindo o DCM

Atualizado em 19 de janeiro de 2022 às 13:35
O ex-presidente Lula (PT) em coletiva, nesta quarta-feira (19). Imagem: Reprodução
O ex-presidente Lula (PT) em coletiva, nesta quarta-feira (19). Imagem: Reprodução

Nesta quarta (19), Lula deu entrevista coletiva para sites independentes, incluindo o DCM, em um hotel de São Paulo. Em um momento, o petista se emocionou ao falar da situação atual do Brasil com o governo de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente enfatizou a fome, o desemprego e a inflação, que fechou 2021 em 10,06%, maior alta em seis anos. “Ninguém tem aspiração de morar numa favela. As pessoas não tem aspirações para não comer. Se pudessem não seriam peão de fábrica. As pessoas estão pegando material reciclável porque não tiveram chance de estudar para ser outra coisa. Nós temos que atender essa aspiração da sociedade, de uma sociedade evoluída”, iniciou Lula.

“Dormir razoavelmente bem. Acha que alguém tem aspiração de dormir num quartinho de 2 por 2, onde ali se cozinha, ali se faz a sua necessidade fisiológica, ali se faz sexo com 10 ou 12 pessoas morando no mesmo quarto”, continuou.

“Eu morei num quarto e cozinha com 13 pessoas. Então eu tenho consciência do que esse povo tá passando. Eu não posso mentir. Eu não posso ganhar aos 76 anos e falar ‘gente eu ganhei mas, não dá pra fazer as coisas, desculpa, mas eu tenho que atender o mercado, eu preciso atender a Faria Lima, eu preciso ter responsabilidade fiscal, eu preciso manter teto de gasto’. E o teto de comida? E o teto de emprego? E o teto de salário? E o teto de saúde? Quem vai devolver para esse povo? Então, meu caro, é esse cidadão que acaba de ficar emocionado que quer ser presidente. E se for, é para mudar, não é pra ficar na mesmice”, finalizou.

Leia também:

1- Bolsonaro diz que não vai bater em adversários, mas ataca petista

2- Ex-presidente defende governo democrático: “Sou um cara que gosta de conversar com as pessoas”

3- Ex-presidente critica gasto de Bolsonaro com médico: “Se o problema era comer camarão, eu poderia ensinar”

Lula deu entrevista para sites independentes

Lula escolheu os principais sites independentes para a primeira entrevista coletiva de 2022. Além do DCM, participam da coletiva os sites Jornalistas Livres, TV Fórum, Brasil 247, GGN, Blog da Cidadania e Tutaméia.

Pesquisa Ipespe, antigo Ibope, divulgada nesta sexta-feira (14) mostra que Lula se mantém na liderança, com 44% dos votos, e pode vencer no primeiro turno as eleições para a Presidência da República.

De acordo com o Ipesp, Lula está a um ponto porcentual de confirmar a vitória no primeiro turno. Essa é a segunda pesquisa divulgada neste ano que aponta a possibilidade de Lula vencer no 1º turno. Na última quarta-feira (12), pesquisa da Genial/Quaest atribuiu 45% a Lula, contra 41% dos demais candidatos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link