Lula se encontra com diretor da OMS no Palácio do Planalto

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024 às 11:16
Tedros Adhanom e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, teve um encontro nesta segunda-feira (5) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto.

Na reunião, eles conversaram sobre a possibilidade de o Brasil se tornar um fornecedor de vacinas contra a dengue, doença que está em crescimento no país.

O presidente Lula anunciou o encontro com Tedros Adhanom em seu perfil no X, antigo Twitter. “Encontrei-me com o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e conversamos sobre os esforços internacionais para a erradicação de doenças para as quais já existem vacinas, e para fazer remédios mais acessíveis. Além disso, tratamos de medidas necessárias para a prevenção e, se necessário, o enfrentamento de futuras pandemias”, disse.

Aumento de casos de Dengue

O Brasil registrou um aumento significativo no número de mortes causadas pela dengue em 2024, chegando a 36 óbitos até esta segunda-feira. Em menos de 7 dias, houve um aumento de 140%.

Os casos prováveis da doença também estão em alta, com o país registrando 345.235 casos até o momento.

Passagem de Adhanom pelo Brasil

Adhanom está no Brasil até quarta-feira (7) para o lançamento de um programa nacional de eliminação de doenças que afetam socialmente as populações mais vulneráveis. Além disso, ele discutirá parcerias com o Instituto Butantan e com a Fiocruz para a produção de vacinas contra a dengue.

Durante a reunião com Lula, o diretor da OMS afirmou que a organização oferecerá todo o apoio possível ao Brasil para a eliminação de doenças como tuberculose, hanseníase, doença de Chagas e HIV, causador da aids.

Adhanom também agradeceu a recepção calorosa no Brasil e destacou o papel de liderança da ministra na luta contra essas doenças.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link