Lula se encontra com príncipe William e Keir Starmer na Cúpula do Clima de Belém

Atualizado em 6 de novembro de 2025 às 23:37
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o presidente do Brasil, Lula, e o príncipe William. Imagem: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira (6) com o príncipe William e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, durante a Cúpula do Clima de Belém, evento que antecede a COP30. Lula destacou sua expectativa de que a COP30 impulsione a implementação de compromissos climáticos assumidos em conferências anteriores.

Nesse contexto, o presidente apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa envolver o capital privado na conservação das florestas. Lula enfatizou que o fundo não será de doações, mas de investimentos que gerarão retornos financeiros, beneficiando tanto investidores quanto países com grandes áreas florestais.

O príncipe William parabenizou o Brasil pela criação do fundo, reconhecendo sua importância e o potencial de mobilizar grandes recursos. Ele se comprometeu a promover a iniciativa globalmente. Já Keir Starmer, que acompanhou o desenvolvimento do TFFF desde sua criação, reafirmou o apoio contínuo do Reino Unido à iniciativa, destacando o engajamento do país na causa.

Desde que chegou ao país, sua primeira visita ao Brasil, o príncipe visitou pontos turísticos que estiveram nos roteiros de outras gerações da família real britânica no passado, como o Cristo Redentor, o Maracanã, a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar – que, inclusive, chamou a atenção do público com uma foto da realeza em uma das sete maravilhas do mundo. No Rio de Janeiro, esses locais estiveram nas agendas de sua avó, Elizabeth II, de seu pai, Charles III, de sua mãe, a princesa Diana, e de seu irmão, príncipe Harry.

Príncipe William repetindo icônica foto de sua mãe, a Princesa Diana. Imagem: reprodução

“O Brasil é incrível, a beleza natural, o charme, as pessoas. A liderança ambiental do Brasil é incrível. Na América Latina, não teria um lugar melhor para o EarthShot estar acontecendo”, disse William em entrevista à âncora Christiane Amanpour, da CNN, durante sua visita ao Rio.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.