Lula se reúne com Zanin no Planalto e deve indicá-lo ao STF nas próximas horas

Atualizado em 1 de junho de 2023 às 7:50
Advogado Cristiano Zanin e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

Na noite da última quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o advogado Cristiano Zanin e deve indicá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas horas. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com informações do jornal O Globo, Lula ligou para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, e confirmou que indicará Zanin nesta quinta-feira (1°). Os demais integrantes da Corte foram informados pela ministra.

O nome dele foi apontado como mais cotado à vaga desde o início do novo governo. Em março, Lula afirmou que o indicado deverá ser uma pessoa “competente do ponto de vista jurídico”. A vaga está aberta desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril.

Lula avisou ainda ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que a indicação será feita nas próximas horas.

Alcolumbre e Lula deverão se encontrar nesta quinta-feira (1º), no Palácio do Planalto. Senadores da base aliada afirmam que a sabatina pode ocorrer na próxima semana.

Advogado Cristiano Zanin e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

Alcolumbre já avisou também que não vai repetir o que fez com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando segurou a sabatina do ministro André Mendonça na CCJ por cinco meses.

O nome de Zanin precisará ser sabatinado e aprovado pela CCJ do Senado e, na sequência, pelo plenário da Casa logo após a indicação de Lula.

Cristiano Zanin é advogado há mais de duas décadas e se notabilizou por defender o presidente petista nos processos penais da Operação Lava Jato. Ele foi o responsável pelo pedido de Habeas Corpus no STF que anulou nas condenações de Lula.

Os dois já tinham uma relação familiar, já que Zanin é casado com Valeska Zanin, que é afilhada de Lula e tem com ele uma relação de décadas.

Vale destacar ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) terá duas novas vagas neste ano. Além de Lewandowski, a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, se aposentará em outubro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.