Lula se solidariza com famílias de Dom e Bruno: “Brasil não pode viver isso”

Atualizado em 15 de junho de 2022 às 22:53
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (15), durante um evento político que ocorreu em Uberlândia, Minas Gerais, junto ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o ex-presidente e pré-candidato à presidência do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração após a confirmação das mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira.

O ex-presidente prestou solidariedade as famílias das vítimas e fez críticas sobre a situação triste que vivem muitos ativistas. “Acabei de saber que possivelmente a Polícia Federal encontrou os corpos do Dom Philips e do Bruno. É muito triste. Pessoas mortas por defender terras indígenas e nosso meio ambiente. O Brasil não pode ser isso”, ressaltou.

A dupla estava desaparecida desde o último dia 5 de junho, no Vale do Javari, região oeste do Amazonas, e foram vistos pela ultima vez na comunidade de São Rafael.

Serão encaminhados à perícia em Brasília os restos humanos encontrados pela Polícia Federal. No local do crime, agentes da PF fizeram uma reconstituição onde Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, teria assassinado os dois. afundado a embarcação.

O petista soltou, minutos depois, uma nota oficial:

“A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia chocante, que nos causa dor e indignação. Nossa primeira palavra é de solidariedade aos familiares, amigos e amigas do indigenista e do jornalista.

Bruno e Dom dedicaram a vida a fazer o bem. Por isso percorreram o interior do Brasil, ajudando, protegendo e contando a vida, os valores e o sofrimento dos povos indígenas.

O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas. Está diretamente relacionado também ao incentivo à violência por parte do atual governo do país.

O que se exige agora é uma rigorosa investigação do crime; que seus autores e mandantes sejam julgados. A democracia e o Brasil não toleram nem podem mais conviver com a violência, o ódio e o desprezo pelos valores da civilização.

Bruno e Dom viverão em nossa memória e na esperança de um mundo melhor”.

Luiz Inácio Lula da Silva

Geraldo Alckmin

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link