Lula segue na liderança em SP e é o preferido entre mulheres e jovens, diz pesquisa

Atualizado em 12 de maio de 2022 às 7:45
Lula (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta o ex-presidente Lula (PT) como favorito no estado de São Paulo para vencer a eleição deste ano. Em comparação com o último levantamento, realizado em 17 e março, o petista manteve a mesma pontuação.

Lula possui 39% das intenções de voto em SP, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%. O ex-capitão, por outro lado, obteve um leve crescimento de três pontos percentuais em relação à sondagem mais recente, quando registrou 25%.

Em terceiro, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, ainda sem conseguir alcançar os dois dígitos em nenuma pesquisa. Ele é seguido pelo ex-governador de SP João Doria (PSDB), com 4%, e André Janones (Avante), 2%.

Lula é mais forte em São Paulo entre o eleitorado feminino, como acontece no resto do país. O ex-presidente tem 41% das preferências das mulheres, ante 23% de Bolsonaro e 15% dos demais candidatos somados.

Já entre os homens, o petista e o presidente têm um empate técnico de 36% a 35%.

Lula também aparece na frente entre os mais jovens. Os entrevistados que têm entre 16 e 24 anos lhe dão 48%, nove pontos porcentuais a menos no grupo de 60 anos ou mais.

Financiada pelo Banco Genial, o levantamento ouviu presencialmente 1.640 eleitores de São Paulo entre 6 e 9 de maio. A margem de erro estimada é de 2,4 pontos porcentuais para mais ou para menos.