Lula sinaliza indicação de Dino ao STF, dizem interlocutores

Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 8:56
Lula e Flávio Dino. Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a dois de seus mais próximos interlocutores que o ministro da Justiça, Flávio Dino, será seu escolhido para o Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que será aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Os outros dois nomes cotados são Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União, e Jorge Messias, advogado-geral da União. Messias é o preferido pelos ministros do palácio, enquanto Dantas chegou a receber do próprio Lula sinais de que seria o indicado.

Vale destacar que Dino desautorizava aliados a citá-lo como um dos cotados para ser escolhido por Lula à próxima vaga no Supremo. O ministro, no entanto, adotou a estratégia de ficar abaixo do radar para não se queimar na disputa.

Lula volta a fazer piada com obesidade de Flávio Dino - 15/06/2023 - Poder - Folha
Lula e Flávio Dino. Foto: Reprodução

A ministra e atual presidente do STF, Rosa Weber, deve deixar o cargo no fim de setembro, dias antes da data da aposentadoria compulsória, 2 de outubro, quando ela completa 75 anos. O ministro Roberto Barroso toma posse na presidência da Corte em 28 de setembro.

O presidente petista, segundo interlocutores, também vinha dando todos os sinais de que usaria a vaga para melhorar a articulação política do governo. Diante disso, tanto Messias quanto Dantas consideram que o jogo ainda está aberto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link