Lula e Haddad atenderam a imprensa na tarde de sábado, dia 1º, no auditório do Hotel Jaraguá, no centro de São Paulo, após caminhada na Avenida Paulista.
Bem humorado, Lula falou, entre outras coisas, sobre as pesquisas Ipec e Datafolha, que acabaram de sair. Na primeira, ele aparece com 51%, contra 37% de Bolsonaro. No Datafolha, Lula tem 50% e Bolsonaro, 36%.
Sobre as pesquisas:
“Eu não vou comentar as pesquisas. Eu vou aguardar abrir as urnas amanhã. Cada vez que você aparece melhor, você fica mais feliz internamente.
Mas eu nunca comi um ovo que a galinha botou na véspera. Tem que esperar ela botar. Vou esperar a galinha botar o ovo e cacarejar.
Se a gente ganhar no primeiro turno, vai ter mais tempo de montar o governo. Vai ter mais tempo de conversar com quem a gente quer conversar e mais tempo de fazer alguma viagem para o exterior para começar a abrir as portar para o Brasil.
No mais, é tranquilidade. Estou ainda preocupado com o Corinthians, que vai jogar com o Cuiabá. Estou tranquilo. Esse negócio de pesquisa não mexe com a minha cabeça porque já passei por muitas eleições, já perdi e já ganhei”.
Sobre o confronto com o picareta Padre Kelmon no debate da Globo:
“Eu não estava diante de um padre, mas de um candidato a presidente da República. Da mesma forma que eu não estava diante de um presidente da República e sim diante do candidato Bolsonaro.
Ali não tinha liturgia. Todo mundo estava nu, vestido de candidato. Acho que o debate é sempre importante porque é uma oportunidade de discutir quando tem assunto para discutir. Quando não tem, passa para a ofensa e para falar bobagem.
Nós temos um presidente que gosta de mentir. Isso faz parte do DNA dele. Se tiver debate no segundo turno vai ser melhor, porque é tête-à-tête e tem que se provar as coisas que se fala.
O debate foi bom pro povo ver o que está em jogo e que falta seriedade nos partidos políticos. Não pode permitir laranja. Nunca pensei que estava diante de um padre, mas de um laranja candidato a presidente da República.
Tenho certeza que Deus sabe que estou falando a verdade”.
Lula, Alckmin e Haddad conversam com a imprensa em São Paulo https://t.co/0PxZsLlx6P
— Lula (@LulaOficial) October 1, 2022