
O presidente Lula lamentou nesta segunda (3) a morte do cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do movimento “Clube da Esquina”. Em mensagem publicada no X, o petista afirmou que o artista foi um dos “grandes nomes da música popular brasileira” e declarou que a música brasileira “não seria a mesma” sem sua contribuição.
“Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbuns, mas na memória e no coração de milhões de brasileiros”, escreveu Lula.
O presidente ressaltou que a obra de Lô inspirou gerações de músicos e ajudou a moldar a identidade cultural do país. O mandatário ainda disse que conheceu mais profundamente o trabalho do cantor por influência da primeira-dama, Janja.
“Conheci melhor as canções de Lô Borges através da Janjinha, que é fã desde sua adolescência e coloca seus álbuns para tocar nos nossos momentos de descanso”, afirmou.
Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbuns, mas na memória e no coração de…
— Lula (@LulaOficial) November 3, 2025
O presidente também destacou a parceria de Lô com Milton Nascimento e Beto Guedes, que resultou no histórico álbum “Clube da Esquina”, lançado em 1972.
“Gerações de músicos foram influenciados pela sua obra. Seu álbum ‘Clube da Esquina’, em parceria com Milton Nascimento e Beto Guedes, é considerado um dos mais importantes de nossa história”, escreveu.
Na publicação, Lula reforçou o papel de Lô Borges na formação da MPB moderna e agradeceu sua contribuição à cultura brasileira. “A própria MPB que conhecemos não seria a mesma se Lô Borges não tivesse nos dado a alegria de ter existido”, afirmou.
O presidente ainda expressou solidariedade à família e aos fãs do artista. “O Brasil agradece a Lô Borges. E aos seus familiares, amigos e fãs, registro minha solidariedade e apoio neste momento de despedida”, concluiu.