Lula telefona a presidente de Israel para agradecer por saída de brasileiros de Gaza

Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 12:15
Lula recebe grupo resgatado de Gaza pelo Brasil, na Base Aérea de Brasília. (Foto: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará uma ligação telefônica com o presidente de Israel, Izaac Herzog, às 16h30 desta quinta-feira (16). A finalidade é expressar agradecimento pela liberação do grupo de brasileiros que estava retido em Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

No total, 32 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três familiares, desembarcaram em Brasília na noite de segunda-feira (13). Outras duas pessoas que deixaram Gaza no mesmo grupo optaram por permanecer.

Lula recebeu os repatriados na Base Aérea de Brasília, acompanhado da primeira-dama Janja e de ministros. Durante o encontro, ele fez uma declaração criticando a resposta de Israel aos ataques do Hamas, o que gerou protestos da comunidade judaica.

Lula recebe brasileiros que estavam em Gaza. (Foto: Reprodução)

“Nunca vi uma violência tão brutal, tão desumana contra inocentes. Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, o Estado de Israel também está cometendo um ato de terrorismo”, disse o petista.

O atual mandatário brasileiro também expressou preocupação com relatos de ataques a instalações médicas, como hospitais, onde civis, incluindo crianças, estão abrigados. Em resposta, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) classificou a postura de Lula como “equivocada e perigosa”.

No entanto, segundo auxiliares, Lula não pretende abordar ou discutir essas declarações na conversa com Herzog.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link