Lula tem 10 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno, aponta pesquisa

Atualizado em 27 de junho de 2022 às 7:51
Lula e Bolsonaro

A nova pesquisa FSB, divulgada nesta segunda-feira (27), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para assumir de novo o Palácio do Planalto, com 10 pontos percentuais à frente do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

43% dos entrevistados afirmam que votariam no petista, enquanto 33% escolhem o ex-capitão do Exército. Atrás dos dois, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), que registra 3%.

Encomendado pelo banco BTG Pactual, o levantamento entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 24 e 26 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

2º turno

Bolsonaro numericamente atrás de todos os adversários no segundo turno da disputa eleitoral. De acordo com o levantamento, a derrota por menor margem seria para Simone Tebet.

Contra o ex-presidente Lula, o ex-capitão soma 37% das intenções de voto contra 52% do petista. Este é o cenário de segundo turno mais provável, já que, na primeira etapa da eleição, Bolsonaro ficaria com 33% e o ex-presidente com 43%.

No confronto direto com Ciro Gomes (PDT), o atual presidente teria 38% contra 48% do pedetista. Já na disputa com Tebet, Bolsonaro ficaria com 40% e a emedebista somaria 41%. Embora numericamente à frente, há um empate técnico.