Lula tem 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro, diz Genial/Quaest

Atualizado em 19 de outubro de 2022 às 7:16
Presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

Faltando 11 dias para o segundo turno, pesquisa da série Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira mostra vantagem de cinco pontos percentuais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial contra o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Se a eleição fosse hoje, Lula teria 47% dos votos totais (entre 45% e 49%, levando-se em conta a margem de erro de 2 pontos percentuais) contra 42% de Bolsonaro (entre 40% e 44%).

Veja a evolução das intenções de voto na pergunta estimulada  — Foto: Genial/Quaest
Gráfico Quaest

Em votos válidos, Lula teria 53% e Bolsonaro, 47%. Com a ponderação do modelo likely voter (eleitor provável), Lula tem 52,8%, contra 47,2% de Bolsonaro. Esse modelo, adotado a partir da última pesquisa, identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar no dia 30 de outubro.

Veja o modelo de eleitores prováveis da Quaest  — Foto: Genial/Quaest
Gráfico Quaest

O aumento da diferença entre os dois candidatos nos votos totais é em grande parte explicado pelo desempenho de Bolsonaro na região Sudeste, que concentra 42% do eleitorado. O presidente oscilou positivamente 1 ponto percentual e Lula oscilou negativamente 2 pontos. A diferença entre os dois subiu de 5 para 8 pontos. Nas demais regiões não houve mudança significativa.

O voto por regiões  — Foto: Genial/Quaest
Gráfico Quaest

Nos outros grupos pesquisados, uma variação importante ocorreu na faixa entre 2 e 5 salários mínimos, onde os dois candidatos estavam tecnicamente empatados (45% para Bolsonaro e 44% para Lula) e hoje o presidente tem 48% das intenções de voto contra 39%.

Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, a maioria – 36% – pretende votar em branco, nulo ou abster-se; 32% estão indecisos, 19% declaram voto em Lula e 13% em Bolsonaro. Entre os que votaram em Ciro Gomes, do PDT, 41% dizem votar em Lula, 22% em Bolsonaro, 25% declaram votar em branco, nulo ou abster-se. Entre os que se abstiveram, 42% declaram voto em Lula, 32% em Bolsonaro, 15% mantêm a decisão do primeiro turno e 12% estão indecisos.

Veja os destinos dos votos do primeiro turno  — Foto: Genial/Quaest
Gráfico Quaest

Perguntados sobre quem merece voltar ao Planalto, 52% dos entrevistados disseram que Lula merece voltar a ser presidente, contra 44% que não o querem de volta. E 49% consideram que Bolsonaro merece ser reeleito, contra 48%. O medo da volta do PT ao poder e o temor da continuidade de Bolsonaro registram hoje empate numérico em 43%.

A 23ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 16 e 18 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.