Lula tem 53% das intenções de voto no segundo turno das eleições deste ano e uma vantagem de 15 pontos sobre Jair Bolsonaro, que conta com a preferência de 38% do eleitorado. Os dados são de pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (1).
Ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro desde a último levantamento, divulgado em 18 de agosto. Na ocasião, o petista tinha 54% (um ponto a mais) e o presidente 37% (um ponto a menos).
Numa eventual disputa entre Bolsonaro e Lula no segundo turno, 8% dos eleitores dizem que vão votar branco ou nulo e 1% não sabem.
Encomendado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa ouviu 5.734 eleitores entre 30 de agosto e 1 de setembro em 285 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento divulgado hoje ainda mostrou que o ex-presidente tem vantagem sobre o atual chefe do Executivo também no primeiro turno. Lula conta com a preferência de 45% do eleitorado, enquanto Bolsonaro foi citado por 32%. Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 9%.