Lula tem 65% de chance de vencer as eleições, diz consultoria Eurasia

Atualizado em 4 de outubro de 2022 às 6:52
Lula na Avenida Paulista
Foto: Ricardo Stuckert

A consultoria internacional Eurasia aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é favorito para vencer a corrida pelo Planalto. Após os resultados do 1° turno, o Eurasia Group reduziu as apostas na vitória do petista de 70% para 65%.

Segundo a avaliação da consultoria, a distância entre o ex-presidente e Jair Bolsonaro (PL) foi menor que o esperado. Lula continua como favorito na avaliação da Eurasia, porque, embora as pesquisas subestimassem o apoio a Bolsonaro, elas não estavam tão erradas quanto à parcela de votos do candidato da esquerda. Com informações do Valor Econômico.

Lula teve 48,4% dos votos e Bolsonaro, 43,2%, uma distância de cinco pontos em comparação à média dos levantamentos de intenção de votos, que mostravam o petista com média de 8 a 10 pontos à frente. Apesar disso, a consultoria reafirma Lula como favorito numa corrida eleitoral mais ‘apertada’ no segundo turno.

“[Lula é favorito] Não apenas porque ele superou Bolsonaro em cinco pontos e estava perto da maioria absoluta, mas porque sua liderança no segundo turno provavelmente crescerá em 1 a 2 pontos, dada a divisão dos candidatos restantes”, diz a análise assinada por Christopher Garman, diretor para as Américas do Eurasia Group, e outros executivos da empresa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.