Lula tem 68,8% dos votos válidos na Bahia, diz pesquisa Genial/Quaest

Atualizado em 15 de julho de 2022 às 7:12
Lula e Bolsonaro
Foto por: Ricardo Stuckert – Clauber Cleber Caetano/PR

Pesquisa realizada pelo Instituto Quaest, contratada pelo Banco Genial, divulgada hoje (15/07), aponta que Lula (PT) tem 68,8% dos votos válidos no Estado. Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo com 21,1% dos válidos. Em um possível segundo turno entre o petista e o atual presidente, os eleitores na Bahia indicaram que a vitória seria de Lula.

Com 62% das intenções de voto entre os eleitores da Bahia no primeiro turno da disputa presidencial no cenário principal, que é estimulado —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) fica em segundo lugar, com 19%.

Todos os demais candidatos empatam tecnicamente considerando a margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT), tem 5%; André Janones (Avante), aparece com 2%. Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada. Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram.

Não é possível fazer uma comparação com a pesquisa anterior, publicada em maio, por conta da mudança nos candidatos abordados. Foram retirados os nomes de João Doria (PSDB) e Felipe D’Ávila (Novo) e adicionados os de Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB).Em maio, Lula tinha 63% e Bolsonaro 17%.

Apesar da grande vantagem de Lula, o candidato do PT ao governo, Jerônimo Rodrigues, não tem o melhor desempenho, geralmente empatando em segundo lugar com João Roma (PL) e perdendo para ACM Neto (União Brasil). O governador atual da Bahia, Rui Costa, é do PT.

Confira os dados:

Em um possível segundo turno Lula teria 68,8% dos votos, seguido por Bolsonaro com 21,1% dos votos válidos. 3% ainda estão indecisos, enquanto brancos, nulos ou pessoas que não pretende votar somam 8%. A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link