Lula tem reunião com Departamento de Estado dos EUA

Atualizado em 20 de setembro de 2022 às 15:35
Ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um encontro marcado para esta quarta-feira (21) com representantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos, segundo a CNN Brasil.

Entre os representantes está o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, principal autoridade do governo americano no país, já que o cargo de embaixador não está ocupado.

De acordo com a CNN, a informação foi confirmada oficialmente pela embaixada dos Estados Unidos e por duas fontes da campanha de Lula.

Além do petista, o ex-ministro Celso Amorim e o senador Jacques Wagner também devem participar do encontro.

Fontes da campanha de Lula informaram que a reunião estava prevista para ocorrer entre o primeiro e o segundo turnos. E, na última negociação, o acerto era que acontecesse só depois do fim das eleições.

Mas, como as pesquisas passaram a apontar a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, a campanha de Lula e o Departamento de Estado dos EUA avaliaram que seria melhor que o encontro ocorresse o quanto antes. O plano é que a reunião ocorra em São Paulo, na sede do Instituto Lula.

A embaixada disse à CNN que “as datas das reuniões não tem ligação com outros eventos e dependem exclusivamente da disponibilidade dos candidatos”.

Os EUA buscam assegurar o apoio ao resultado eleitoral e já abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente, que são temas centrais na agenda do presidente americano Joe Biden.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link