Lula tem uma carta na manga para apaziguar os ânimos dos militares; Saiba qual

Atualizado em 5 de dezembro de 2022 às 21:24
Agenda de Lula vaza em grupos bolsonaristas e sobe desconfiança sobre infiltrado
Lula. Foto: AFP

Lula tem um plano para apaziguar os ânimos dos militares e começar a relação com as Forças Armadas com o pé direito. O presidente eleito já sinalizou que adotará um critério que agrada membros das forças para escolher os comandantes. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

O petista sinalizou às Forças Armadas que adotará o critério de “antiguidade” na escolha dos comandos. Ou seja, Lula pretende se basear na precedência hierárquica do militar em relação aos demais, dentro da mesma qualificação. O foco da escolha é pacificar a relação com os membros das forças e retomar a despartidarização.

Os cotados para as vagas são discretos dentro das Forças Armadas e não declararam alinhamento a Jair Bolsonaro. O general Júlio César de Arruda é o favorito para o Exército e o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno para a Aeronáutica. Dois almirantes de esquadra estão entre as opções para a Marinha: o atual chefe do Estado Maior da Armada, Renato Rodrigues Aguiar Freire, e o comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen.

Outra sinalização de Lula que agradou a caserna foi a possibilidade de nomear José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), como ministro da Defesa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.