Lula tira onda com Eduardo e acerta em cheio no TikTok político com “Ô Trump, defende meu pai”; veja VÍDEOS

Atualizado em 20 de julho de 2025 às 20:18
Montagem usa imagens falsas de Trump e reais de Lula. Imagem: reprodução

Um trecho de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que ironiza Eduardo Bolsonaro (PL-SP), virou hit nas redes sociais. A frase “Ô, Trump, defende meu pai”, dita em tom de deboche sobre a atuação do deputado federal junto ao governo dos EUA, ganhou versões em rock e música eletrônica.

A fala foi feita no último dia 11, durante evento em Linhares (ES), quando Lula satirizou a suposta tentativa de Eduardo de influenciar Donald Trump em defesa do pai, Jair Bolsonaro.

Em uma montagem, imagens geradas por inteligência artificial mostram Trump tocando guitarra e bateria, enquanto trechos de entrevistas de Lula à TV Record também são incluídos. A versão eletrônica chegou a circular com imagens de um festival junino no interior do Ceará, mas não há confirmação de que a música tenha sido de fato tocada no evento.

Aliados do governo, como o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), ajudaram a impulsionar o conteúdo ao republicá-lo.

O Planalto tem aproveitado a crise para reforçar sua presença nas redes e destacar diferenças entre os dois governos. Um dos focos é a estratégia de “reapropriação” do verde e amarelo nas peças publicitárias e eventos oficiais, conectando o símbolo nacional ao discurso de soberania defendido por Lula.

Nos bastidores, o governo vê a sobretaxa americana como ponto de inflexão eleitoral. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro, virou alvo prioritário. A ideia é reforçar o contraste com o mote criado no Planalto: “o projeto de Lula é taxar os super-ricos; o de Bolsonaro, é taxar o Brasil”.

Confira abaixo a repercussão na web:

“A coisa (Jair Bolsonaro) mandou o filho (Eduardo), que era deputado, se afastar da Câmara para ir lá e ficar pedindo: ‘Ô, Trump, pelo amor de Deus, solta meu pai. Não deixa meu pai sair preso” disse o presidente.