Lula vai a 66% e massacra adversários no Piauí, mostra pesquisa

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 13:21
Foto de Lula fazendo o sinal de L com a mão e sorrindo.
Lula – Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Um novo levantamento realizado pelo Instituto Amostragem no estado do Piauí mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com muita folga a corrida presidencial. Naquela região, o petista aparece com incríveis 66% já no primeiro turno e tem mais de quatro vezes a quantidade de intenções de voto do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL).

Segundo os dados liberados nesta sexta-feira (22), Lula lidera com 66,84% das intenções e é seguido por Bolsonaro, que tem apenas 15,04%, logo depois aparece Ciro Gomes (PDT). O candidato tem 7,74% no estado, enquanto André Janones (Avante) tem 1,58%. Mais nanico que nunca, Doria vem atrás empatado com Simones Tebet (MDB), ambos com 0,58%, colados em Vera Lúcia (PSTU) 0,35%, Eymael (DC) e Luiz Felipe D’Ávilla (Novo) surgem com apenas 0,0,9%.

Os números são muito altos e mostram a força de Lula e do PT no Piauí. Isso porque, em 2018, Fernando Haddad, então candidato da sigla, liderou com folga quando as urnas foram abertas. O estado foi o melhor desempenho do PT nas últimas eleições e, a tirar por esta pesquisa, caminha para repetir a dose nas eleições 2022.

Embora os números de Lula sejam muitos bons na região, nova rodada da Exame/Ideia mostrou que ele caiu no segundo turno, quando disputa com Bolsonaro no país todo. A diferença chegou a 9 pontos percentuais, com o petista aparecendo com 48% e o adversário com 39%. No primeiro turno, com a saída de Sergio Moro (União Brasil) os dois cresceram.

Intenção de voto estimulada para Presidente da República