Lula vai a MG e fecha agenda com quatro governadores bolsonaristas após visitas a SP e RJ

Atualizado em 7 de fevereiro de 2024 às 6:57
O presidente Lula e o governador Cláudio Castro durante ato em Magé (RJ). Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma série de compromissos na terça-feira (7) no Rio de Janeiro, estado liderado por Cláudio Castro (PL). A agenda estratégica incluiu encontros com quatro dos principais governadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em pouco mais de uma semana.

O petista trocou gentilezas recentemente com Tarcísio de Freitas (São Paulo) e receber Ratinho Jr. (Paraná), seguindo para Minas Gerais onde se encontrará com Romeu Zema.

Durante sua visita a Magé e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Lula anunciou investimentos para esses municípios, que em 2022 deram cerca de 60% de seus votos para Bolsonaro. Castro acompanhou o presidente durante a entrega de unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Magé.

O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), e do deputado federal Doutor Luizinho (PP), ambos aliados do ex-presidente. Em uma entrevista à colunista Bela Megale, do Globo, Castro afirmou que seu papel como gestor é manter uma boa relação com o presidente, deixando a oposição para o Congresso.

“O papel de ser oposição é do Congresso. O meu, como gestor, é me relacionar bem com o presidente. O Tarcísio de Freitas tem esse pensamento, o Ratinho Júnior (…). O cara fala que vai fazer o maior investimento da história do meu Estado. Não vou aplaudir esse cara?”, disse.

Na semana passada, durante um evento em São Paulo, Lula e Tarcísio trocaram elogios, destacando a importância da cooperação para o estado de São Paulo. Ratinho Jr. também foi protagonista em um evento no final de janeiro, quando Lula assinou a concessão de rodovias federais no Paraná.

Lula e Tarcísio de Freitas em evento no porto de Santos, no litoral sul de São Paulo. Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, o presidente permanecerá na capital fluminense antes de seguir para Belo Horizonte, onde se encontrará com Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Zema, cujo nome é cotado para representar a direita nas eleições presidenciais de 2026, aceitou o convite para participar de eventos com o presidente.

Além de Cláudio Castro, Lula foi acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva, e por outros políticos, como o ex-deputado André Ceciliano (PT) e os deputados federais do PT Benedita da Silva, Aureo Ribeiro e Lindbergh Farias.

Em Belford Roxo, o presidente almoçou com o prefeito Waguinho (Republicanos) e a ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro, demonstrando apoio de figuras políticas que se distanciaram de Bolsonaro e apoiaram Lula em 2022.

Durante a inauguração de uma escola municipal em Belford Roxo, batizada em homenagem ao neto de Lula, Arthur Lula da Silva, aliados como os ministros Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde) marcaram presença, reforçando os laços políticos do presidente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link