Lula vence Bolsonaro com folga no segundo turno, diz pesquisa

Atualizado em 6 de setembro de 2021 às 20:13
Lula
Lula é favorito para 2022 – Foto: Reprodução

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria em todos os cenários em que foi colocado na pesquisa Atlas. O instituto é quem mais vem acertando resultados nos últimos anos. Segundo os dados divulgados hoje (06). O petista derrota Ciro e Bolsonaro com larga vantagem.

Em um confronto com o atual chefe do executivo, o ex-presidente foi citado por 52,5% dos entrevistados. Já Bolsonaro ficou com 35,9%. Ou seja, uma diferença de 16,6%. Branco, nulo ou ainda não sabem em quem vão votar representam 11,6%.

Outro que não consegue se aproximar do petista é Ciro Gomes. O ex-ministro fechou com 23,3%, enquanto Lula tem 39,3% das intenções de votos. Não sabem ou vão votar nulo ou branco somam 37,4%.

Se numa hipótese do ex-presidente abrir mão da candidatura e Haddad for seu substituto, o ex-prefeito de SP também derrota Bolsonaro. O ex-ministro da Educação tem 42,8% das intenções de voto contra 35,8% do atual presidente.

Bolsonaro ainda é derrotado por Ciro Gomes, Mandetta, João Dória. Porém, ele vence Sérgio Moro e Eduardo Leite em um eventual segundo turno.

Leia mais:

1 – Em guerra familiar, filhas de Gugu comemoram aniversário da mãe sem o irmão

2 – STF pretende barrar MP de Bolsonaro que proíbe remoção de conteúdo na web; Entenda

3 – Bolsonaro tem reprovação recorde, diz pesquisa

Lula e o primeiro turno

No levantamento, Lula tem 40,6% no cenário 1 e logo atrás aparece Bolsonaro com 34,5%. Bem distante, Ciro tem 7,8% e Doria conta com 3,1%. Neste cenário, em que todos os nomes são citados, o petista está com 42,1% dos votos válidos.

Mas nem todos serão candidatos, já que o cenário leva nome de dois políticos do PSDB. E nos cenários reduzidos, O líder tem vantagem ainda maior. Ele aparece com 42,6%, Bolsonaro com 35,4%, Cirgo com 9,3% e Doria com 6,6%. Neste caso, o candidato do PT teria 45,3% dos votos válidos, ou seja, perto de vencer no primeiro turno.

Quando Doria é substituído por Leite, Lula aparece 42,5%, Bolsonaro com 35,3%, Ciro com 10,3% e do PSDB com 5,8%. Neste caso, o petista tem 45,2% dos votos válidos. Ou seja, a diferença é praticamente ínfima.

Confira os cenários do segundo turno:

Lula
Lula vence Bolsonaro – Foto: Reprodução