Chance de vitória de Lula é de 65%, mas há risco de ataques a prédios governamentais, diz Eurasia

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 13:22

A consultoria Eurasia enviou para seus clientes estrangeiros, nesta segunda, 18, um relatório em que considera elevadas as chances de ocorrerem episódios de violência política e uma eleição contestada no Brasil.

“Os períodos de maior risco serão depois do primeiro turno (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro), com a possibilidade de haver protestos e/ou ataques a prédios governamentais — uma greve dos caminhoneiros também está no radar”, diz a empresa. 

A Eurasia aponta que Lula tem 65% de chances de vencer a eleição, embora Bolsonaro possa ganhar pontos nas próximas semanas com o pacote de benefícios sociais que o governo conseguiu aprovar no Congresso.

Segundo a consultoria, é possível que a base de Bolsonaro conteste o resultado das eleições, motivada pelos confrontos do presidente com ministros do STF e pelas declarações do mandatário contra o voto eletrônico.

A Eurasia considerou que os riscos para a segurança de Lula e de Bolsonaro são altos e avaliou que, diante do “cenário extremo em que um dos candidatos favoritos é morto, o escolhido para assumir o seu lugar provavelmente se beneficiaria de tal fenômeno”.

A consultoria também comentou que uma ruptura democrática é improvável e que os militares não têm condições institucionais para endossar um golpe, mas destaca que instabilidades poderão ser provocadas por policiais militares.

“Os governadores tomaram medidas para controlar as forças policiais nos últimos anos, e insubordinações diretas por oficiais parecem improváveis. Mas, em estados estratégicos, oficiais podem fechar os olhos em protestos, facilitando a escalada da violência”, afirmou a consultoria.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link