Lula vence com folga em todos cenários de 2026 e Ciro se aproxima de Tarcísio, diz pesquisa

Atualizado em 8 de setembro de 2025 às 18:22
O presidente Lula. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa presidencial para 2026, segundo uma pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (8). O levantamento, que testou três cenários de primeiro turno, foi realizado com 2.002 entrevistas presenciais entre a última quarta-feira (3) e o sábado (6). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

No primeiro cenário, Lula aparece com 36,2% das intenções de voto, liderando confortavelmente, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que mesmo sendo inelegível, registra 29,7% das intenções.

O ex-presidente continua a ser uma figura central no cenário político, apesar de seus obstáculos legais, incluindo a inelegibilidade confirmada por diversas instâncias judiciais. Ciro Gomes (PDT-CE) vem logo atrás, com 9,6%, e o governador Ratinho Junior (PSD) aparece com 6,9%. Outros nomes como Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG) registram, respectivamente, 2,8% e 2%. A soma de votos brancos e nulos é de 9,5%, e 3,3% dos entrevistados permanecem indecisos.

No segundo cenário, que coloca Lula frente a Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o presidente continua a liderança, mas com uma diferença maior em relação ao governador paulista. O petista registra 35,8%, enquanto Tarcísio alcança 17,1%, refletindo seu crescente protagonismo no cenário político estadual.

Ciro Gomes mantém-se com 11,6%, enquanto Ratinho Junior sobe para 10%. Outros candidatos como Caiado e Zema possuem 4,2% e 3,6%, respectivamente. A porcentagem de brancos e nulos neste cenário é de 12,4%, e o número de indecisos sobe para 5,3%.

Tarcísio de Freitas e Ciro Gomes. Foto: reprodução

No terceiro cenário, que coloca Lula contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o presidente obtém 37,1% das intenções de voto, enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro registra 14,6%. Ciro Gomes aparece com 12,3%, seguido por Ratinho Junior (10,9%), Ronaldo Caiado (4,5%) e Romeu Zema (4,2%). Os votos brancos e nulos somam 11,8%, e 4,6% dos entrevistados se declararam indecisos.

Além dos cenários de primeiro turno, a pesquisa também testou seis cenários de segundo turno, nos quais Lula se mantém à frente, seja numericamente ou com vantagem acima da margem de erro.

No primeiro cenário de segundo turno, Lula enfrenta Jair Bolsonaro (inelegível) e vence com 45,7% contra 37,7%. No segundo, o presidente teria 43,9% contra 37,6% de Tarcísio. O cenário com Ciro Gomes mostra uma diferença mais estreita, com Lula marcando 39,4% e Ciro 36%, mas ainda com a liderança do presidente.

Lula também se destaca em um possível segundo turno contra Ratinho Junior, vencendo com 43,4% contra 36,7%. Em uma disputa contra Romeu Zema, o presidente teria 45%, enquanto Zema ficaria com 30,7%. O último cenário, que coloca Lula contra Ronaldo Caiado, apresenta uma vitória do presidente com 44,8%, enquanto Caiado ficaria com 30,4%.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.