Lula vence de lavada em antigo reduto eleitoral de Bolsonaro, aponta pesquisa

Atualizado em 3 de maio de 2022 às 11:06
Lula e Bolsonaro

A nova pesquisa da Ipec, divulgada nesta terça-feira (3), indica que o ex-presidente Lula (PT) está muito à frente do atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (PL), no Espírito Santo, importante reduto bolsonarista em 2018.

O petista possui 45% das intenções de votos no estado, de acordo com o levantamento, contra 32% do ex-capitão.

Em 2018, a grande maioria dos municípios do Espírito Santo apoiou Bolsonaro. Ele venceu as eleições em 64 dos 78 municípios do estado, o que representa 82,05% do total de cidades capixabas.

Em todo o estado, o então deputado venceu de lavada o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Foram 63,06% dos votos válidos para o vencedor, enquanto Haddad marcou 36,94%.

Agora, o cenário parece ter mudado completamente. O levantamento, realizado entre os dias 26 de abril e 2 de maio, mostra Lula com a importante dianteira de 13% na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os eleitores.

No questionário espontâneo, porém, Lula cai sete pontos, marcando 38% e Bolsonaro três pontos, cravando 29%. Isso indica que a diferença entre os dois passa a ser menor, de 9%.

Correndo por fora, o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-governador de SP João Doria também pontuaram na Ipec. Na estimulada, os dois aparecem com 4% e 2%, respectivamente.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link