
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça (16) mostra que o presidente Lula venceria todos os nomes da direita em um segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. Em um cenário contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), agora pré-candidato, o petista lidera com 46% das intenções de voto, enquanto o parlamentar tem 36%.
Na última vez em que o cenário foi testado, em agosto, Lula tinha 48% e Flávio, que anunciou sua pré-candidatura no início de dezembro, 32%.
Os resultados foram similares em um confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), onde Lula obteve 45% contra 35% do governador. Indecisos são 3% e branco, nulo ou não vai votar somam 15%.
A pesquisa também incluiu cenários com outros nomes da direita, como o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União); e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O presidente mantém vantagem em todos os cenários.

No cenário com Ratinho Jr., Lula também superaria o governador, com 45% contra 35%. Em relação a Caiado, o presidente teria 44%, enquanto o governador de Goiás ficaria com 33%. No caso de Zema, Lula lideraria com 45% das intenções de voto, contra 33% de Zema.
Os cenários apresentaram um número alto de eleitores indecisos, com uma média de 3% a 4% em todos os casos. Eleitores que votariam branco, nulo, ou não votariam variam entre 15% e 20%, dependendo do cenário testado.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre 11 e 14 de dezembro, entrevistando 2.004 eleitores em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.