Lula vence no 1º turno com 52% dos votos válidos, diz o novo Datafolha

Atualizado em 28 de julho de 2022 às 21:48
Lula tem 52% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (28)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (28) mostra que Lula venceria a eleição no primeiro turno se a disputa ocorresse hoje. Segundo o levantamento, o petista tem 52% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro, segundo colocado, está a 20 pontos de distância, com 32%.

O cálculo desconsidera as intenções de voto nulo e em branco, e também os que não responderam ao questionário. Nesse cenário, Ciro Gomes tem 8,8% dos votos e segue em terceiro lugar.

Na pesquisa anterior, divulgada em junho, Lula também venceria na primeira etapa da disputa, com 53% dos votos válidos. Houve uma variação dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais. Na sondagem do mês passado, os adversários do petista somavam 47%.

No cenário geral, considerando os votos totais, Lula também tem uma ampla vantagem sobre Bolsonaro. O ex-presidente está com 47%, enquanto o chefe do Executivo tem 18 pontos a menos: 29%. Ciro Gomes aparece novamente em terceiro lugar, com 8%.

Em seguida, estão Simone Tebet (2%), André Janones, Vera Lucia e Pablo Marçal (1% cada). Felipe D’Ávila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Luciano Bivar, Eymael e Santos Cruz pontuaram menos de 1%.

Resultados do Datafolha divulgados nesta quinta (28). Foto: Reprodução

A pesquisa ouviu 2.556 eleitores em 183 municípios do país. O índice de confiança é de 95%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link