
Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria com folga todos os seus adversários no segundo turno das eleições deste ano.
Contra o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), o petista registra 53% das intenções de voto, ante 35% de seu principal adversário, uma diferença de 22 pontos percentuais. Em comparação com o levantamento anterior da Quaest, realizado em maio, a vantagem aumentou dois pontos.
Em uma eventual disputa contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a distância entre os dois é ainda maior, com Lula registrando 52% e Ciro apenas 25%. A diferença de 29 pontos também aumentou em relação à última sondagem.
Na simulação contra a senadora Simone Tebet (MDB), outra lavada do ex-presidente: 56% a 20%. A emedebista, porém, melhorou em relação ao levantamento anterior, em que a diferença era de 41 pontos percentuais.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5/6, 2000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.