Lula viaja aos EUA nesta quinta para se reunir com Biden

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 7:34
Lula e Joe Biden – Fotos: Sergio Lima/AFP e Michael M. Santiago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) aos Estados Unidos para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os mandatários será realizado na sexta-feira (10) na Casa Branca, em Washington. A reunião terá como pauta três temas centrais: meio ambiente, direitos humanos e democracia.

O petista também irá se encontrar com o senador Bernie Sanders, com deputados do partido Democrata e com lideranças sindicais norte-americanas.

Vale destacar que os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões: quando Lula venceu as eleições presidenciais e em 9 de janeiro, um dia após os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Devem integrar a comitiva brasileira os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Lula também estará acompanhado pelo assessor especial Celso Amorim, pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e pelo senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado.

Este será o terceiro país visitado pelo petista desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Lula já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai. O chefe do Executivo deve retornar ao Brasil no início da tarde do sábado (11).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link