Lulu Santos sugere secretaria já prevista no novo Ministério dos Direitos Humanos

Atualizado em 28 de dezembro de 2022 às 11:44
O futuro ministro e senador eleito Flávio Dino (PSB), o cantor e compositor Lulu Santos e o futuro ministro Silvio Almeida
Foto: Reprodução/Montagem

O cantor e compositor Lulu Santos sugeriu na noite dessa terça-feira (27) que o novo governo Lula tenha uma secretaria especial para cuidar dos direitos LGBTQIA+. A secretaria, no entanto, já está prevista na futura estrutura do Ministério dos Direitos Humanos, pasta que será representada pelo filósofo e professor Silvio Almeida.

A proposta foi feita pelo cantor na semifinal do reality show da Rede Globo The Voice Brasil, após a apresentação da cantora Makem. “Eu queria lembrar ao novo ministro da Justiça que nosso país segue sendo o que mais mata pessoas LGBTQIA+. E que talvez nesse novo Ministério da Justiça coubesse uma secretaria para cuidar desse assunto”, afirmou o cantor. Lulu Santos teve resposta no Twitter de dois futuros ministros – primeiro respondeu Flávio Dino, da Justiça, e depois Silvio Almeida.

“Concordo com a proposta de @LuluSantos, apresentada no The Voice. Vou dialogar com o ministro dos Direitos Humanos, @silviolual, a fim de que façamos um trabalho conjunto”, escreveu Flávio Dino.

“A secretaria LGBTQIA+ já está criada e consta no novo organograma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, querido @LuluSantos. Eu e o Ministro @FlavioDino estamos absolutamente compromissados com a preservação da vida e da dignidade das pessoas LGBTQIA+”, disse Almeida.

Marco histórico nos governos Lula e Dilma

Os governos Lula (2002-10) e Dilma Rousseff (2010-16) construíram marco histórico ao inaugurar a execução de políticas públicas LGBTI+ no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos.

Ao longo das gestões, foi criado o Programa Brasil Sem Homofobia, A Coordenação de Políticas LGBT, o Conselho Nacional LGBT e a realização de três conferências nacionais LGBTI.

Texto publicado originalmente no Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link