“Lunaristas”: quem são os eleitores de Bolsonaro que agora apoiam Lula

Atualizado em 10 de julho de 2023 às 12:11
Lula e Bolsonaro em debate da Band, nas eleições de 2022

Uma pesquisa feita pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (10), aponta que uma parcela de eleitores que afirmam ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições de 2022, veem com bons olhos o governo do presidente Lula (PT).

Os dados ajudam a entender quem são estes “lunaristas”, os bolsonaristas que agora aprovam Lula seis meses após o início do seu terceiro mandato. As informações foram obtidas pela BBC News Brasil.

A pesquisa conduzida pelo Ipec mostrou que 37% de todos os entrevistados aprovam o governo Lula, classificando-o como ótimo ou bom. Outros 28% dos entrevistados desaprovam a gestão, afirmando ser ruim ou péssimo. Do restante, 32% avaliam o governo petista como regular. Os que não souberam ou não responderam são 3%.

O levantamento, no entanto, apontou que 8% dos entrevistados que afirmaram ter votado no ex-capitão aprovam o governo do seu principal adversário político ao classificarem-no como ótimo ou bom.

A pesquisa também perguntou se os entrevistados aprovavam a forma como o petista vem administrando o país. Nesse recorte, 19% dos que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno aprovam a forma como Lula está conduzindo o governo.

Foram ouvidas 2 mil pessoas entre 1º e 5 de junho em 127 municípios e a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira o perfil majoritário dos “lunaristas”:

  • Mulheres (55%);
  • Têm entre 25 e 34 anos (29%) e 45 e 59 anos (30%);
  • Pretos ou pardos (52%);
  • Católicos (53%);
  • Estudaram até o ensino médio (42%);
  • Estão no Sudeste (32%);
  • E vivem em cidades do interior (65%).
Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link