![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2023/07/lula-debate-band-1080x678-1.jpg)
Uma pesquisa feita pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (10), aponta que uma parcela de eleitores que afirmam ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições de 2022, veem com bons olhos o governo do presidente Lula (PT).
Os dados ajudam a entender quem são estes “lunaristas”, os bolsonaristas que agora aprovam Lula seis meses após o início do seu terceiro mandato. As informações foram obtidas pela BBC News Brasil.
A pesquisa conduzida pelo Ipec mostrou que 37% de todos os entrevistados aprovam o governo Lula, classificando-o como ótimo ou bom. Outros 28% dos entrevistados desaprovam a gestão, afirmando ser ruim ou péssimo. Do restante, 32% avaliam o governo petista como regular. Os que não souberam ou não responderam são 3%.
O levantamento, no entanto, apontou que 8% dos entrevistados que afirmaram ter votado no ex-capitão aprovam o governo do seu principal adversário político ao classificarem-no como ótimo ou bom.
A pesquisa também perguntou se os entrevistados aprovavam a forma como o petista vem administrando o país. Nesse recorte, 19% dos que dizem ter votado em Bolsonaro no segundo turno aprovam a forma como Lula está conduzindo o governo.
Foram ouvidas 2 mil pessoas entre 1º e 5 de junho em 127 municípios e a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira o perfil majoritário dos “lunaristas”:
- Mulheres (55%);
- Têm entre 25 e 34 anos (29%) e 45 e 59 anos (30%);
- Pretos ou pardos (52%);
- Católicos (53%);
- Estudaram até o ensino médio (42%);
- Estão no Sudeste (32%);
- E vivem em cidades do interior (65%).