“Macacos haitianos”, “Lula é um lixo racial” e “SIG HEIL!”: veja as ameças nazistas enviadas a jornalistas em SC

Atualizado em 18 de novembro de 2022 às 0:07
Uma das peças que compõem a 1ª Mostra Haiti de Cultura de Itajaí. O evento é gratuito e ocorrerá até o dia 19 de novembro. Os cães ladram, mas a caravana continua (crédito: Lenon Cesar Cardoso)

A 1ª Mostra Haiti de Cultura, em Itajaí (SC), que teve início na última quarta-feira (16) e vai até o dia 19, está ocorrendo com segurança reforçada por duas guarnições da Guarda Municipal e enfrenta cancelamento de visitas de escolas depois que ameaças neonazistas de realizar uma chacina no evento foram enviadas a jornalistas e advogados da cidade. Além disso, nesta quarta, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que realiza atendimento de – inclusive – famílias haitianas, temendo um atentado, não abriu suas portas.

A Polícia Civil de Santa Catarina informou que está investigando o caso mas, até a publicação desta reportagem, nenhuma informação sobre a autoria dos ataques havia sido divulgada.

A jornalista Luana Amorim, do Grupo NSC de Comunicação (antiga RBS), foi uma das primeiras a receber um e-mail com as ameaças. Dias antes, ela havia noticiado a prisão de oito pessoas durante um encontro neonazista ocorrido na última segunda-feira (14) na cidade de São Pedro da Alcântara, na Grande Florianópolis.

Na mensagem à repórter, há uma menção a essas prisões, afirmando que “foram um erro”. Na sequência, há uma série de ameaças e ofensas aos haitianos (negros nojentos), ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (lixo racial), e a todas as pessoas que eventualmente viessem a visitar a mostra cultural: “Vamos invadir o Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Vicente onde vai ter essa Mostra de merda e matar todo mundo que a gente pudermos (sic) alcançar”.

De acordo com os autores da mensagem, este ataque seria o “primeiro ato para a purificação racial do Reich Catarinense“.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem, que foi repassada às autoridades policiais catarinenses. Os destaques em negrito foram inseridos pela reportagem do DCM.

De: [email protected] <[email protected]>
Enviado: terça-feira, 15 de novembro de 2022 23:08
Para:
Assunto: Cancelem a Mostra Haiti ou faremos uma chacina em Itajaí

Luana, prender nossos camaradas em São Pedro de Alcântara foi um erro. Nada nem ninguém vai nos parar ATÉ A VITÓRIA FINAL!

Exigimos o cancelamento da tal Mostra Haiti de Cultura na cidade de Itajaí, exigimos também a expulsão de todos os haitianos de Santa Catarina, e exigimos também a libertação e a anistia para nossos 8 camaradas presos na 2ª feira dia 14 em São Pedro da Alcântara pelos porcos da Polícia Civil.

Se não fizerem o que a gente mandou vamos invadir o Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Vicente onde vai ter essa Mostra de merda e matar todo mundo que a gente pudermos alcançar.

Santa Catarina é terra DE BRANCOS E PARA BRANCOS e não vamos permitir exposição de cultura de negros, o lugar desses negros nojentos, dos índios fedorentos, dos nordestinos cabeças chatas, dos ratos judeus e da escória LGBT é longe de nossa terra europeia, limparemos nossa terra desses Untermenschen, Somos defensores da pureza de nossa raça, não somos como o Willian Jaeger aquele que deu com uma barra de ferro na cabeça do PRF em Rio do Sul, esse verme confessou que traz nordestinos para trabalhar em Santa Catarina destruindo o híbrido racial puro catarinense e roubando empregos dos BRANCOS EUROPEUS.

Willian Jaeger, a meretriz vagabunda e amante de negros Andréa Müller que está promovendo essa mostra de macacos haitianos em Itajaí, o prefeito Volnei Morastoni, o Vice-Prefeito Marcelo Almir Sodré de Souza e os porcos da Polícia Civil catarinense são TRAIDORES DA RAÇA BRANCA e serão tratados como traidores, o deles está guardado, desafiamos os porcos policiais a vir nos buscar, temos uma surpresa para vocês.

Total apoio aos caminhoneiros e fazendeiros que bloqueiam estradas contra a posse do molusco Luladrão, não permitiremos que esse lixo racial ocupe a cadeira de presidente. Vamos liquidar ele também, o FILHO DA PUTA Alexandre de Moraes e os urubus togados do STF.

Este será o primeiro ato para a purificação racial do Reich Catarinense. Outros atos virão. Não-brancos AQUI NÃO É O LUGAR DE VOCÊS vão embora de Santa Catarina e dos estados-irmãos Rio Grande do Sul e Paraná, O SUL É NOSSO PAÍS E É UM PAÍS DE BRANCOS E PARA BRANCOS E NADA VAI NOS DETER ATÉ A VITÓRIA FINAL.

SIEG HEIL 14/88

“São burros e só fizeram propaganda para nossa mostra”

Para o poeta e produtor cultural Luiz Cláudio Cerqueira, que, junto com sua esposa, a também produtora Andréa Müller (a “meretriz vagabunda e amante de negros”, na visão dos autores dos ataques), as ameaças nazistas podem até ter causado alguns infortúnios à mostra, mas tiveram o efeito contrário ao pretendido por seus emissários.

“Não conseguiram nos demover em nada, não demoveram a grande maioria das pessoas que quiseram e querem visitar a mostra, e ainda nos deram muita propaganda. Só hoje demos mais de seis entrevistas para a imprensa de vários locais do país. São burros”, resume o produtor. Andréa Müller, aliás, só não conversou com o DCM nesta tarde porque estava… dando entrevistas a outros órgãos de imprensa.

Luiz Cláudio Cerqueira e Andréa Müller, organizadorres da mostra Haiti: “Só nos deram propaganda de graça”

O Partido dos Trabalhadores de Itajaí publicou nota a respeito do ocorrido. O presidente municipal da sigla, Gerd Klotz, foi recebido pelo prefeito em exercício da cidade, Marcelo Sodré (PDT), para falar sobre o assunto:

Fui recebido pelo prefeito em exercício em seu gabinete. Manifestei a ele, em nome do Partido dos Trabalhadores de Itajaí, nossa preocupação com a gravidade dos fatos, os quais, por óbvio, se relacionam com os atos criminosos golpistas de extrema-direita em todo o país e que em Itajaí se reúnem em arruaça irresponsável no entorno do espaço cultural do Mercado Velho, ocupando vias públicas, calçadas e atrapalhando as atividades musicais e culturais daquele espaço.

O prefeito em exercício me relatou as providências já tomadas junto às autoridades de segurança pública. Repudiamos estes atos de mau perdedores antidemocráticos e manifestamos nossa total solidariedade aos nossos irmãos migrantes haitianos, bem como a todos os atingidos, e vamos continuar adotando todas as medidas ao nosso alcance para que nossa Itajaí, SC e o Brasil se livre do ódio e passe a ser uma sociedade onde o ser humano esteja de fato em primeiro lugar.

O município de Itajaí vem vivendo uma série de atos antidemocráticos, com bloqueio de vias públicas e manifestação com acampamento permanente em frente a uma instalação da Marinha do Brasil na cidade.

Um empresário local chegou a compartilhar em seu círculo íntimo um vídeo em que ameaça matar Lula com uma faca que tem o nome de Jair Bolsonaro gravado na lâmina. Após o vídeo vir a público, ele pediu desculpas e disse que tudo apenas se tratava de uma brincadeira.