Macron acusa Putin pela guerra e ameaça enviar tropas francesas à Rússia

Atualizado em 5 de março de 2024 às 21:26

Durante uma coletiva de imprensa em Praga, Emmanuel Macron admitiu nesta terça-feira, 5 de março, ter proposto um “salto estratégico” ao mencionar a possibilidade de enviar tropas ocidentais para a Ucrânia, alertando sobre a ameaça do “espírito de derrota”.

“É nossa responsabilidade ou não participar desta guerra? Podemos simplesmente virar as costas e permitir que os eventos se desenrolem sem intervenção? Eu acredito que não, e, portanto, foi um movimento estratégico que propus e assumo integralmente. Precisamos encarar a realidade da situação que se desenrola na Europa”, declarou Macron.

O presidente francês enfatizou que “a guerra está de volta ao solo europeu” e destacou a importância da “clareza” em suas palavras para atender às necessidades da Europa. Ao lado do presidente checo, Petr Pavel, Macron elogiou a decisão de Praga de adquirir munições fora da União Europeia para apoiar a Ucrânia, considerando-a “extremamente útil”.

Diante das ameaças, Macron afirmou que é crucial estar à altura da história e não se mostrar covarde: “Estamos, sem dúvida, nos aproximando de um momento na Europa em que será imperativo não agir com covardia. Não desejamos testemunhar as tragédias iminentes, não queremos ver o que está ocorrendo.

Acredito que nossos países estão conscientes da situação na Europa, com a guerra retornando ao nosso solo, as potências incontroláveis ampliando as ameaças a cada dia. Devemos estar à altura da história e da coragem que ela exige”, declarou o presidente francês.

Macron também mencionou o ditador russo em seu discurso, destacando que foi Vladimir Putin quem iniciou a guerra na Ucrânia e quem ameaça com armas nucleares. Ele enfatizou a importância de não ceder ao “espírito de derrota” diante de um adversário que não reconhece limites.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link