
Nicolás Maduro pediu que brasileiros apoiem a soberania da Venezuela durante um programa de TV nesta quinta-feira (4). Falando em português e usando algumas expressões em espanhol, o presidente agradeceu ao MST pelo boné enviado como gesto de admiração pelas organizações comunitárias socialistas de Caracas. Ele reforçou a mensagem de união entre os povos do Brasil e da Venezuela.
Maduro afirmou: “Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A luta continua, a vitória é nossa. Viva a unidade do povo brasileiro, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Estou lhes dizendo toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil”.
A declaração ocorreu no mesmo momento em que militares dos Estados Unidos anunciaram um novo ataque contra um barco apontado como envolvido no tráfico de drogas no Pacífico Leste. Nos últimos meses, Washington intensificou operações contra embarcações próximas à costa venezuelana, alegando suspeita de transporte de drogas.

Maduro, no comando do país desde 2013, disse que Donald Trump tenta derrubá-lo e que a população e os militares venezuelanos irão resistir. Ele mencionou o avanço das ações militares norte-americanas na região e relacionou os ataques ao cenário político atual.
O governo Trump tem sido questionado no Congresso sobre a legalidade das ofensivas. Até o ataque mais recente, os Estados Unidos haviam realizado 21 ações contra barcos no Caribe e no Pacífico, resultando em 83 mortes confirmadas pelas autoridades americanas.
Washington mobilizou cerca de 15 mil militares na região, incluindo o porta-aviões Gerald Ford, navios de guerra, jatos e um submarino. Trump também anunciou que os EUA pretendem iniciar uma nova fase de operações terrestres voltadas ao combate ao narcotráfico.