
No domingo (13), Dona Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, falou ao Fantástico, da TV Globo, sobre a perda da guarda do neto, Léo, para o pai da criança, o cantor Murilo Huff.
A decisão foi tomada em caráter liminar pela Justiça de Goiás, que entendeu que “o exercício do poder familiar pelos pais deve prevalecer”. O caso foi descrito como Ruth como reviver o luto da morte de Marília: “Voltei a viver esse luto”, afirmou.
Antes da decisão, a guarda era compartilhada entre Murilo e a avó da criança, em um acordo que vinha sendo descrito como harmonioso. No entanto, o juiz responsável pela nova decisão considerou que a convivência entre os dois se deteriorou. A guarda compartilhada teria deixado de atender aos interesses da criança e se transformado em “instrumento de desagregação familiar, conflito constante, instabilidade”.
A mãe de Marília negou que tenha contribuído para o fim da boa relação com Murilo. “Sempre tive uma relação de respeito”, disse. A avó também rebateu as acusações feitas na decisão judicial, que citam “indícios de alienação parental” e “negligência médica” no cuidado com o menino, portador de diabetes tipo 1. Segundo ela, o tratamento da criança é acompanhado por uma endocrinologista e todas as informações sempre foram compartilhadas com o pai.
No campo financeiro, Léo é o único herdeiro da artista, e os bens da cantora vinham sendo administrados por Murilo e Dona Ruth. As contas estão bloqueadas temporariamente.
Outro ponto abordado na reportagem foi a indenização de US$ 2 milhões relacionada ao acidente aéreo. A família de Marília ficou com quase metade do valor. Dona Ruth disse que também perdeu o irmão no acidente e negou ter feito exigência por maior parcela da quantia. A minuta da divisão, segundo seu advogado, teria sido proposta pela própria empresa de táxi aéreo.