Maior doador de campanha do governador de RR é acusado de ataque armado a indígenas

Atualizado em 31 de janeiro de 2023 às 7:22
O governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas) – Foto: Reprodução

O empresário Milton Steagall doou cerca de R$ 150 mil à campanha de reeleição do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). O estado hoje enfrenta crise humanitária do povo Yanomami permitida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com informações do Metrópoles, Steagall é CEO e um dos donos da gigante do agronegócio Brasil Bio Fuels (BBF). A empresa já foi acusada de promover ataque armado contra indígnas do povo Tembé, no nordeste do Pará.

O empresário aparece como o maior doador da campanha do governador reeleito de Roraima em 2022. Ele fica atrás somente do próprio Denarium, que desembolsou com R$ 3 milhões.

Ainda segundo o Metrópoles, em novembro de 2022, indígenas do povo Tembé, do nordeste do Pará, denunciaram uma ação violenta realizada por seguranças armados da BBF na Terra Indígenas de (TI) Turé-Mariquita. Na ocasião, cerca de 10 homens armados atiraram na direção de um grupo de indígenas de homens, mulheres e crianças.

“Foi a tentativa de mais uma invasão nas terras de propriedade da BBF realizada por um grupo formado por indígenas e quilombolas que atuam no furto e roubo de frutos em áreas da Companhia”, alegou a BBF. Em um vídeo, é possível ver seguranças armados mirando o grupo de indígenas e gritando: “podem ir embora”.

Vale destacar também que a empresa comandada por Milton Steagall responde a dezenas de processos na Justiça. Uma das acusações é de que a BBF atua em áreas de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, no Pará, sem o devido licenciamento.

Além disso, em setembro de 2022, pistoleiros atiraram contra veículos de indígenas. O ataque deixou uma pessoa morta e outras quatro ferida e uma casa de cultura também foi incendiada. Segundo testemunhas, os pistoleiros seriam seguranças da empresa BBF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link