Maior traficante de armas da América do Sul está foragido após operação da PF

Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 16:26
Diego Hernan Dirísio foi identificado pela PF como maior contrabandista de armas da América do Sul. Foto: Reprodução

O argentino Diego Hernan Dirísio, identificado pela PF como o principal contrabandista de armas da América do Sul, fugiu para o Paraguai. Ele é um dos suspeitos de fazer parte de grupo que entregou 4 mil armas para chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça (5) contra o grupo que teria movimentado R$ 1,2 bilhão com a venda de armamentos para os grupos criminosos e Diego está foragido. A corporação recebeu informações de que ele estaria escondido no Paraguai e suspeita que detalhes sobre a operação tenham vazado antes do cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão.

No total, 19 pessoas foram presas (5 no Brasil e 14 no Paraguai). A PF cumpriu 24 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 de busca e apreensão nos dois países e nos Estados Unidos. A Justiça da Bahia determinou que os alvos de prisão que estiverem no exterior sejam incluídos na lista vermelha da Interpol e extraditados.

Agentes apreendem armas na casa de Diego Hernan Drísio, em Assunção, no Paraguai. Foto: Investigação internacional

A investigação sobre o caso teve início em 2020, quando foram apreendidas pistolas e munições no interior da Bahia. Na ocasião, as armas tinham número de série raspado e perícias da PF fizeram a apuração avançar. Três anos depois, foi descoberto o esquema de Diego.

O argentino, por meio de sua empresa IAS, com sede no Paraguai, comprou pistolas, fuzis, rifles, metralhadoras e munições de fabricantes de países como Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia. Entre novembro de 2019 e maio de 2022, a companhia importou um total de 16.669 armamentos.

As armas eram vendidas para facções em São Paulo e no Rio de Janeiro. O esquema envolvia doleiros e empresas de fachada no Paraguai e nos Estados Unidos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.