Maioria da CCJ declara que votará para aprovar indicação de Zanin ao STF

Atualizado em 10 de junho de 2023 às 7:58
Cristiano Zanin – Foto: Reprodução

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), não deve enfrentar problemas para conseguir o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa da análise no Senado.

De acordo com informações do jornal O Globo, dos atuais 26 titulares do colegiado, 14 disseram que vão votar a favor da nomeação, incluindo integrantes da oposição. Por outro lado, apenas 5 afirmaram que votarão contra. Vale destacar que a votação, além de sem data para acontecer ainda, é secreta na comissão e, depois, no plenário.

Zanin também tem se esforçado para encontrar o maior número possível de parlamentares, inclusive de direita. O advogado conta com a ajuda de Renan Calheiros (MDB-AL) e Otto Alencar (PSD-BA) para evitar qualquer surpresa. “Tenho trabalhado pela aprovação e vou participar da sabatina”, afirmou Renan.

Cristiano Zanin – Foto: Givaldo Barbosa

Entre os que aprovaram a indicação de Zanin estão: Davi Alcolumbre (União-AP); Jader Barbalho (MDB-PA); Omar Aziz (PSD-AM); Ângelo Coronel (PSD-BA); Eliziane Gama (PSD-MA); Fabiano Contarato (PT-ES); Rogério Carvalho (PT-SE); Augusta Brito (PT-CE); Ana Paula Lobato (PSB-MA); Carlos Portinho (PL-RJ); Ciro Nogueira (PP-PI); Weverton Rocha (PDT-MA).

Até o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não planeja trabalhar contra a nomeação de Zanin. A cúpula da legenda decidiu liberar a bancada de senadores para votarem como bem entenderem.

Embora tenha a quantidade de votos necessária na CCJ praticamente garantida, Zanin deverá ser alvo do senador Sérgio Moro (União-PR) no colegiado. Marcos do Val (Podemos-ES) é outro parlamentar a se opor publicamente à indicação. Já para o senador Plínio Valério (PSDB-AM), a indicação de Zanin por Lula configura “falta de ética”.

Além desses, o senador bolsonarista Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE) também são contra a indicação de Zanin. Ele precisará do aval de 41 dos 81 senadores da República para ser tornar ministro da Corte Suprema do país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link 
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link