Maioria da população acredita que ameaças de Bolsonaro devem ser levadas a sério, diz pesquisa

Cerca de 56% da população acredita que as ameaças golpistas do presidente não devem ser ignoradas pelas instituições

Atualizado em 28 de maio de 2022 às 8:01
Maioria dos brasileiros acredita que ameaças de Bolsonaro devem ser levadas a sério, segundo o Datafolha. Imagem: Reprodução.

Como mostra a pesquisa feita pelo Datafolha, cerca de 56% da população acredita que as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além das constantes ameaças sobre as eleições, devem ser levadas a sério pelas instituições.

Contudo, uma porcentagem de 36% acredita que as afirmações de Jair não terão consequências, e 8% afirmam não saber opinar.

Na última quarta (25) e quinta-feira (26), a pesquisa ouviu 2.556 eleitores, acima de 16 anos em mais de 150 cidades do país. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou menos. O resultado está registrado no TSE, número BR-05166/2022.

Entre os entrevistados que nasceram após a redemocratização no Brasil, de 16 a 24 anos, os quais correspondem a 14% da análise, a conclusão de que as ameaças golpistas do presidente devem ser levadas a sério chega a 67%, contra 26% que não acreditam no risco e 8% que não opinam.

Já no caso de 60 anos ou mais, os números são mais ”balanceados”, em que 46% vê necessidade de atenção, 45% não acredita que precisam se preocupar, e 9% não sabem.

Todavia, neste aspecto da pesquisa, tanto os que votam em Bolsonaro, quanto os que votam em Lula, chegam a 57% os que acreditam que as instituições precisam se posicionar, chegado a visões parecidas nos dois polos, diferente do que é visto em outros âmbitos da análise.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link