Maioria dos brasileiros não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum, diz pesquisa

Atualizado em 27 de maio de 2022 às 11:14
Presidente Jair Bolsonaro chora durante Culto de Ações de Graça, no Palacio do Planalto. | Sérgio Lima/Poder360 17,dez.2019|

A nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (27), indica uma alta rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A maioria dos entrevistados declarou que não apoiaria a reeleição do atual chefe do Executivo “de jeito nenhum”.

59% se negam a votar em Bolsonaro, enquanto 32% afirmam que o escolheriam “com certeza”. 9% dizem que poderiam votar e 1% não o conhece o suficiente.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as intenções de voto, é o segundo candidato mais rejeitado. 43% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum, número menor em relação aos 45% que o apoiariam com certeza. 11% talvez votariam no petista.

A aprovação ao governo Bolsonaro também tem resultados medíocres, mas nada muito diferente em comparação às pesquisas realizadas desde a metade do ano passado.

60% dos entrevistados desaprovam a gestão bolsonarista, enquanto 35% são favoráveis. 5% não souberam responder.

A maioria dos entrevistados também avalia o governo como “ruim ou péssimo”, de acordo com a XP/Ipespe.

São 51% os que abominam a administração do presidente, contra 31% que a avaliam como “ótima ou boa”. 17% disseram ser “regular”.