
Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta segunda-feira (8), revela que 49,6% dos brasileiros consideram justa uma condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 36,9% avaliam que a decisão seria injusta, enquanto 13,5% não souberam responder.
De acordo com a sondagem CNT/MDA, 57,6% acreditam que Bolsonaro será condenado, contra apenas 28,9% que esperam sua absolvição pela Corte.
O julgamento do ex-presidente e de outros sete réus acusados de participação na trama golpista foi retomado nesta terça-feira (9), quando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a votar.
O levantamento também perguntou sobre o cumprimento de uma eventual pena. Para 32,2% dos entrevistados, Bolsonaro deveria iniciá-la em prisão domiciliar; 31,3% defendem que seja em uma penitenciária; 16,4% preferem que ocorra em prédio militar; e 9,9% indicam sala especial da Polícia Federal. Outros 10,2% não souberam opinar.
A pesquisa ainda mostrou diferentes percepções sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Para 36,1%, houve uma tentativa de golpe; 29,5% afirmaram que foi um protesto que “saiu do controle”; 20% classificaram como atos de vandalismo isolados; e 14,4% não responderam.
A 165ª rodada da Pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas presencialmente entre os dias 3 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
