Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas e defende punição, diz Datafolha

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 7:11
Manifestantes golpistas em frente ao quartel do Comando Militar do Sudeste, no bairro do Ibirapuera em São Paulo – Foto: Mathilde Missioneiro

Pesquisa Datafolha aponta que 75% dos brasileiros são contra aos atos antidemocráticos que vêm sendo realizados pelos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o resultado do segundo turno das eleições que elegeram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 21% são favoráveis.

Desses brasileiros, 56% também consideram que deve haver algum tipo de punição aos manifestantes golpistas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos. Por outro lado, 40% avaliam que eles não devem ser punidos, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia.

Se considerado o voto declarado na segunda etapa do pleito, os números tem uma diferença enorme, uma vez que entre aqueles que dizem ter votado no atual presidente, 50% são contra os atos. Já entre os eleitores de Lula o índice chega a 96%. Os que anularam ou votaram em branco são 90%.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 29% são favoráveis a punição, enquanto 67% são contra. Já entre os do petista, 81% são a favor. Entre os que votaram em branco ou nulo, 58% também são favoráveis.

A pesquisa Datafolha foi realizada na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), presencialmente, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. No levantamento, o instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link