Maioria dos eleitores de Bolsonaro não sabe seu número de urna, diz pesquisa

Atualizado em 16 de agosto de 2022 às 14:00
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Evaristo Sá

A pesquisa FSB, divulgada na segunda-feira (15), aponta que a maioria dos eleitores que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) não sabe qual é o número que deve apertar na urna eletrônica para tentar reelegê-lo.

Segundo o levantamento, 45% disseram saber a legenda e realmente sabiam; 10% disseram saber, mas erraram quando questionados; 33% não sabem.

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, o cenário é diferente. Entre os que pretendem votar nele, 73% conhecem seu número de urna; 20% não conhecem; e somente 1% errou a dezena. Lula sempre disputou eleições com o número 13, do PT, definido pela Justiça Eleitoral na década de 1980.

Quanto a Ciro Gomes (PDT), apenas 10% de seus eleitores sabem o número que devem apertar, o 12; 65% admitiram não saber e 3% erraram.

Em 2018, a campanha de Bolsonaro ficou muito marcada pelo número 17. Nestas eleições o número de urna do candidato à reeleição é o 22, que representa o PL. A campanha do presidente deve reforçar o novo número de urna com o início do período eleitoral nesta terça-feira (16).

Ainda de acordo com a pesquisa, Lula aparece com 45% das intenções de voto e Bolsonaro tem 34%. Ciro registra 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) tem 2%.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, com 2 mil eleitores, e tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link