Maioria dos eleitores não convictos de Ciro e Tebet tendem a votar em Lula, diz Datafolha

Atualizado em 2 de outubro de 2022 às 9:32
Candidatos a presidência: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB). Foto: Reprodução

De acordo com o último levantamento do Datafolha no primeiro turno, divulgado no sábado (1), eleitores que declaram voto em Simone Tebet (MDB) e em Ciro Gomes (PDT) mas não estão plenamente convictos de sua escolha  tendem a migrar o voto para o ex-presidente Lula (PT) ou o atual, Jair Bolsonaro (PL).

No levantamento, 31% dos eleitores que votariam em Tebet e Ciro, dizem que teriam no candidato petista sua segunda opção. Outros 22% dos eleitores de Ciro e 15% dos de Tebet, teriam Bolsonaro como plano B.

Lula continua liderando com 50% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro com 36%. Tebet tem 6% dos votos válidos e Ciro, 5%. O petista tem chance de vencer no primeiro turno, mas o instituto diz que o cenário continua indefinido.

Um dia antes da ida às urnas, 87% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 13% afirmam que a escolha ainda pode mudar. Entre apoiadores de Lula, 91% se declaram convictos, e, entre simpatizantes de Bolsonaro, a taxa é de 92%.

A pesquisa foi realizado entre sexta-feira (30) e no sábado (1), o levantamento do Datafolha tem margem de erro geral de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 12.800 eleitores em 310 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00245/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link