Mais antigo jornal do Ceará apresenta FHC como “o ex-presidente que se reuniu com Lula”

Atualizado em 22 de maio de 2021 às 16:31

O jornal O POVO, do Ceará, publicou nesse sábado (22) uma reportagem com um perfil do presidente Fernando Henrique Cardoso, fazendo um apanhado geral de sua vida e carreira política.

Quem acompanha o cotidiano da política pode achar desnecessária tal apresentação, mas é importante lembrar que Fernando Henrique deixou o cargo em 31/12/2002  e é razoável supor que as pessoas com menos de 30 anos não tenham na memória seus feitos.

Nos últimos anos, em especial a partir de 2016, FHC (como ficou conhecido durante seus oito anos de gestão) voltou à cena política em razão de seus vínculos com apoiadores do impeachment da ex-presidenta Dilma e com personagens da Lava-Jato (sendo anedótico o caso em que Moro evitou que uma operação da Polícia Federal fosse feita no Instituto FHC para “evitar melindres”), mas antes disso encontrava-se no ostracismo que sua gestão, cujo único grande feito foi a manutenção do Plano Real, autorizava.

Muito do desaparecimento da figura de FHC no debate público em tempos de normalidade democrática se deve ao seu ofuscamento diante de seu sucessor. O ex-presidente Lula, de quem Fernando Henrique venceu duas vezes em turno único nos distantes anos de 1994 e 1998, fez governos que deixaram marcas e programas que mesmo hoje, 5 anos após o golpe de 2016 e 11 anos após sua própria saída do governo, ainda estão presentes no dia a dia dos brasileiros, como o FIES e o Bolsa Família, por exemplo.

Talvez simbólico do ostracismo do eterno lider tucano tenha sido a necessidade do responsável pelo perfil publicado no jornal cearense valer-se do site Brasil Escola para a elaboração da mencionada reportagem. Há quem tenha falado em plágio do texto nas redes sociais, inclusive. Acompanhe:

Apesar da sempre invocada boa relação pessoal entre Lula e Fernando Henrique, cujo exemplo costumeiramente citado é a solidariedade entre ambos nos episódios das mortes de suas esposas, é fato que Lula não recebeu do tucano nenhum sinal de afeto durante os 580 dias em que esteve preso por determinação de um juiz que, como se sabe, era suspeito.

Não deixa de ser irônico que Fernando Henrique, do alto de seus 90 anos, volte a ter destaque na imprensa por ter tirado uma foto exatamente com Lula.

Fernando Henrique Cardoso e Lula após almoço