Mais da metade dos brasileiros “não gosta” de Ciro Gomes, diz pesquisa

Atualizado em 18 de julho de 2022 às 10:38
Polarização trava montagem de palanques de Ciro Gomes nos estados
Ciro Gomes
Foto: Reprodução

A pesquisa anual “A cara da democracia” analisou opiniões da população brasileira em uma escala de 1 (“não gosto de jeito nenhum”) a 10 (“gosto muito”) sobre alguns dos candidatos à Presidência do Brasil. Dentre eles, a sondagem questionou os entrevistados sobre o quanto gostam ou não do pré-candidato Ciro Gomes (PDT). E enquanto mais da metade das pessoas se posicionou no campo do “não gostar” do ex-ministro, 36% disseram não gostar de pedetista ‘de jeito nenhum’.

Ciro despertou reações contrárias em 53% — ou seja, somados aqueles que responderam 1, 2 ou 3. Dentre todas as opções a 1 foi a mais lembrada pelos entrevistados. Em termos de avaliações positivas, Ciro acumulou 10% de apoios quando somadas as faixas 8, 9 e 10. Os que disseram gostar muito do pedetista foram 3%. E, dentre avaliações mais neutras (4 a 7), estão 30%.

Ciro chega a sua quarta candidatura presidencial. Embora Ciro venha se saindo com desempenho acima de candidatos associados à chamada terceira via, o PDT tem tido dificuldades de fechar palanques estaduais e acordos com outros potenciais postulantes ao Planalto, podendo ter de lançar uma chapa puro-sangue para a campanha presidencial.

A pesquisa “A cara da democracia” foi feita pelo Instituto da Democracia (INCT/IDDC), com 2.538 entrevistas presenciais em 201 cidades no mês de junho. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa reúne as universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj, com financiamento de CNPq e Fapemig, e está registrada no TSE (BR-08051/2022).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link