Mais da metade dos eleitores de Ciro admitem mudar de voto até o dia da eleição, diz pesquisa

O resultado reforça a ideia de que seu eleitorado pode optar pelo voto útil nas urnas. Na tentativa de evitar a reeleição de Bolsonaro, alguns eleitores podem trocar o voto em Ciro por Lula

Atualizado em 30 de maio de 2022 às 12:03
Foto de ciro Gomes com terno preto e olhar preocupado. Ele coloca a mão esquerda na bochecha
Ciro Gomes. Foto: Sergio Lima/Bloomberg

Uma pesquisa telefônica realizada pelo Instituto FSB, patrocinada pelo Banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (30), mostra que mais da metade do eleitorado de Ciro Gomes (PDT) afirmam que podem mudar de voto até o momento das urnas.

O pedetista aparece com 9% nas intenções de voto até o momento. Na pesquisa, entre os que declararam apoio ao Ciro, 55% disseram que ainda podem mudar de posição, e 44% defendem a decisão de maneira que “já está tomada e não vai mudar mais”. Aqueles que não sabem ou não responderam soma 1%.

Entre 27 e 29 de maio, a análise ouviu cerca de 2 mil pessoas por telefone. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é 2 pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Supremo Tribunal Eleitoral).

O resultado relevado reforça a ideia de que grande parte de seu eleitorado pode optar pelo voto útil nas urnas. Na tentativa de evitar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), alguns eleitores podem trocar o voto em Ciro pelo ex-presidente Lula (PT).

O público mais decidido é entre Lula e Bolsonaro. Entre os apoiadores de Lula, 80% garantem o voto no petista, contra 20% que afirmam que ainda podem mudar. Em relação ao eleitorado de Bolsonaro, não é diferente, 79% confirmam seu voto, e 20% falam que ainda podem mudar de ideia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link