Destaques

Mais um crime na coleção do presidente tosco, despreparado e autoritário. Por Afrânio Silva Jardim

Jair Bolsonaro. (Mauro Pimentel/AFP)

Publicado originalmente no Empório do Direito

POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor associado de Direito Processual Penal da UERJ, mestre e livre-docente em Direito Processual, Procurador de Justiça (aposentado)

O atual presidente da república confessa expressamente a prática de uma crime de ação penal pública !!!

Agora, não tem como deixar de ser processado. O Ministério Público não tem como se omitir diante de fato tão grave.

Na verdade, o presidente da república CONFESSA claramente que praticou um CRIME DE FALSIDADE DOCUMENTAL, previsto no artigo 299 do Código Penal, com o “nomen iuris” de FALSIDADE IDEOLÓGICA.

Ele confessa que declarou um nome falso nos documentos em que teria solicitado a realização de teste para constatação ou não de contaminação por Covid-19.

Isto está noticiado amplamente pelos melhores “sites” e vários meios das redes sociais (internet). Vejam a matéria constante do link mencionado ao final deste texto.

Vejam como tal comportamento encontra tipicidade na citada norma penal incriminadora:

CP – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940:

Artigo 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:”

“Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular. (Vide Lei nº 7.209, de 1984).

“Parágrafo único – Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte”.

Evidentemente o nome correto da pessoa testada é “fato juridicamente relevante”, mormente tratando de um presidente de república. Tanto é relevante que há decisão judicial determinando que ele apresente tais documentos em juízo.

Desta forma, mais um delito é praticado (confessado) pelo autoritário e desequilibrado presidente da república, cabendo ao Procurador Geral da República oferecer, contra ele, acusação formal (denúncia) ao Supremo Tribunal Federal.

Em princípio, no inquérito policial, autorizado pelo S.T.F., bastaria requisitar o documento com o nome falso, requisitar o áudio da rádio gaúcha, ouvir os médicos e os funcionários do governo federal que participaram da burocracia necessária à remessa do material para o exame. De início, poderia ser ouvido o presidente, já como indiciado.

Por outro lado, qualquer pessoa do povo pode provocar o PGR – embora não necessário – fornecendo “notícia de crime”, nos termos do artigo 27 do Código de Processo Penal, que dispõe:

“Artigo. 27. Qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção”.

Julgo que esta minha “notitia criminis”, que ora torno pública, será suficiente, até porque é dever do Ministério Público agir independentemente de provocação.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Policial militar mata idoso de 70 anos durante abordagem em São Paulo

Um idoso de 70 anos foi morto por um policial militar na tarde desta terça-feira…

12 minutos ago

VÍDEO – “A Terra está cobrando”: Lula diz que tragédia no RS é um “aviso”

O presidente Lua afirmou que a tragédia no Rio Grande do Sul, causada pelas fortes…

19 minutos ago

B.O. da prisão de traficante cita empresa de Seif e contradiz versão da Polícia Civil; entenda

O boletim de ocorrência sobre a prisão de traficante em Itajaí (SC) contradiz a versão…

44 minutos ago

VÍDEO – Evangélico admite que abusou de criança: “Eu sou fraco”

Um evangélico, ex-membro da igreja Filadélfia, de Areia Branca (RN), foi filmado confessando que abusou…

1 hora ago

Sobe para 100 o número de mortos pelos temporais no RS

O número de mortos no Rio Grande do Sul subiu para 100 na tarde desta…

2 horas ago

VÍDEO – Cavalo fica ilhado em telhado durante enchentes em Canoas (RS)

Imagens capturadas pelo Globocop nesta quarta-feira (8) mostram um cavalo ilhado no telhado de uma…

2 horas ago