Major do GSI que oferece água a golpistas em vídeo foi indicado por Heleno em 2021

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 13:47
Major José Eduardo Natale de Paula. Foto LinkedIn

O major José Eduardo Natale de Paula, que aparece dando água a manifestantes golpistas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro, atuava como coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais e estava trabalhando no Palácio do Planalto no dia do ataque.

Natale foi nomeado para o cargo no GSI no início de 2021, pelo General Augusto Heleno.

De acordo com declaração do militar concedida à CNN Brasil, sua atuação no episódio visava “conter danos”.

“Foi para fazer a contenção de danos, para impedir que as pessoas entrassem no gabinete do presidente, que seria a última linha”, diz ele, ao explicar não ter realizado de nenhuma prisão, apesar das diversas condutas criminosas que presenciou.

Natale, em destaque, de camisa branca, após oferecer água a manifestante.Reprodução

Abaixo, a página do Diário Oficial da União que mostra sua nomeação pelo ex-chefe do GSI:

Companheiro de viagens

O Major era um dos integrantes do GSI que acompanhavam Jair Bolsonaro em suas viagens. Em 2022, realizou 15, entre nacionais e internacionais. Algumas delas, como a realizada engtre julho e agosto, a Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, eram agendas nas quais o ex-presidente já estava na campanha por sua reeleição.

Natale também era frequentemente escalado para integrar a equipe de Hamilton Mourão, na época vice-presidente. Em novembro, por exemplo, ele acompanhou o atual senador pelo estado do Rio Grande do Sul a Portugal, em um encontro com o primeiro-ministro Antonio Costa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link