Malafaia critica Alcolumbre e diz que não vai atuar contra Messias no STF

Atualizado em 21 de novembro de 2025 às 23:53
O pastor Silas Malafaia sério, segurando microfone, sem olhar para a câmera
O pastor Silas Malafaia – Reprodução/YouTube

O pastor Silas Malafaia afirmou que não pretende “entrar no jogo do Alcolumbre” em relação à indicação de Jorge Messias ao STF. Segundo ele, o presidente do Senado tenta vetar o nome escolhido por Lula para a Corte. Malafaia declarou que tem divergências com Messias e com o presidente, mas destacou que a indicação de ministros é prerrogativa do chefe do Executivo. Com informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha.

O pastor relembrou a disputa ocorrida durante a indicação de André Mendonça ao STF, feita por Jair Bolsonaro. Ele afirmou que Davi Alcolumbre atuou para barrar o nome e que, na época, defendia outro candidato. Malafaia descreveu o episódio como “uma guerra” e disse que não participará de nova movimentação semelhante.

Malafaia também citou a discussão sobre a anistia a apoiadores de Bolsonaro. Para ele, Alcolumbre age conforme seus interesses e, por isso, não deve receber apoio da direita nesse caso. O pastor questionou o motivo pelo qual setores bolsonaristas se aproximariam do presidente do Senado após as discordâncias recentes.

Davi Alcolumbre sério, com mão na cabeça, sem olhar para a câmera, sentado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre – Reprodução

Ele comentou que só se opõe a indicações ao Supremo quando há crimes comprovados ou quando considera o indicado alinhado ao comunismo, citando Flávio Dino como exemplo usado em declarações anteriores. Segundo ele, esse critério não se aplica a Jorge Messias. Malafaia afirmou ainda que não fez oposição à indicação de Cristiano Zanin, lembrando que argumentou não existir crime no fato de o advogado ter defendido Lula.

O pastor destacou que não considera legítima uma interferência do presidente do Senado na nomeação de ministros da Corte. Ele questionou se Alcolumbre teria legitimidade para indicar nomes ao STF e afirmou que o senador repete a mesma postura adotada durante o governo Bolsonaro.

Malafaia concluiu dizendo que não atuará contra Messias por interesse político. Ele afirmou que não pretende apoiar movimentos baseados em rivalidade partidária e que sua decisão segue seus princípios pessoais. Para o pastor, a indicação ao Supremo deve seguir a prerrogativa constitucional do presidente da República.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.