
O pastor Silas Malafaia divulgou nas redes sociais um vídeo de Jair Bolsonaro gerado por inteligência artificial. A publicação ocorreu após a condenação do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu pena superior a 27 anos de prisão.
No material, a tecnologia de IA tenta simular a fisionomia e a voz de Bolsonaro, que aparece afirmando ter sido condenado por sua “coragem”. A legenda questiona o que o ex-presidente “diria agora” após a decisão da Corte.
O conteúdo, que rapidamente ganhou repercussão, foi produzido em formato de deepfake, recurso digital que cria imagens e áudios artificiais. O vídeo tenta transmitir a mensagem de Bolsonaro sobre o julgamento mesmo sem manifestação oficial do ex-presidente.
Se Bolsonaro pudesse falar o que ele diria agora, após a condenação? pic.twitter.com/RSOkpyr0f5
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) September 13, 2025
Na última quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF fixou a pena de Bolsonaro em 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A condenação foi definida por 4 votos a 1 e inclui crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e formação de organização criminosa.
Além da pena de prisão, o ex-presidente foi condenado ao pagamento de 248 salários-mínimos. O único recurso cabível, os embargos de declaração, não tem potencial para alterar o resultado da sentença.